segunda-feira, 20 de junho de 2011

Em campanha do Greenpeace, Ken termina com Barbie porque ela derruba florestas



Em uma campanha bem humorada, o Greenpeace acusa a empresa fabricante das bonecas Barbie de impulsionar o desmatamento na Indonésia. A organização diz que a Mattel, a dona da marca da boneca mais famosa do mundo, usa embalagens de papelão feitas de árvores arrancadas sem critérios. O vídeo da campanha mostra o boneco Ken revoltado com a amada depois de descobrir que ela é serial killer de florestas. O deslize ecológico acabou com o namoro.

Segundo o Greenpeace, as embalagens da Barbie são fabricadas com madeira da floresta da Indonésia, a terceira maior tropical do mundo, depois da Amazônia e do Congo, fortemente ameaçada pelas indústrias de papel e óleo de palma. Ela é habitat de orangotangos, tigres e elefantes que correm risco de extinção.

O Greenpeace afirma ter investigado a cadeia de valor da Mattel durante meses. A organização descobriu que a companhia compra a matéria-prima de suas embalagens da Asia Pulp and Paper (APP), empresa acusada de destruir as matas nativas do país. Na terça-feira, a Mattel disse, em comunicado, estar surpresa e desapontada com o Greenpeace pela abordagem inflamada. E afirmou que vai continuar a avaliar suas fontes de abastecimento de papel e embalagens à medida que avança em melhorias.

Com campanhas criativas como essa, o Greenpeace fez empresas como Unilever e Nestlé mudarem suas cadeias de fornecedores. Elas produziam sabonete e chocolate com óleo de palma que impulsiona o desmatamento na Indonésia.

Fonte: Blog do Planeta - Época | Aline Ribeiro

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