quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dicas para reduzir a sua pegada no planeta


Alimentação

Procure consumir alimentos da estação, de produção local e orgânica. Além de melhorar a sua saúde, você contribuirá para diminuir a poluição causada por agrotóxicos e ajudará a diminuir o uso de água na agricultura.  Evite produtos industrializados e restaurantes fastfood. Dessa maneira, você evita o uso de muitas embalagens, que logo viram lixo. E ainda ganha uma dieta mais saudável.

Hábitos

Os cuidados com hábitos de moradia, alimentação, consumo, locomoção e lazer ajudam a preservar a natureza. Procure desenvolver hábitos sustentáveis. Você pode, por exemplo, separar o lixo da sua casa. Os resíduos recicláveis (como plástico, papel, metal e vidro) podem ser entregues a catadores, cooperativas de reciclagem ou em pontos de entrega voluntária. Além de gerar trabalho e renda para os catadores, você evita que os seus resíduos recicláveis sejam encaminhados para lixões ou aterros, reduzindo a área necessária para o depósito de resíduos.

Consumo

Evite o consumo excessivo e procure adquirir produtos “verdes”, produzidos por empresas que estejam envolvidas em programas de responsabilidade socioambiental e que tenham certificação ambiental. Sempre que possível, prefira as relações de comércio ético e solidário, que valorizam as pessoas e a cultura e ajudam no desenvolvimento local e de comunidades rurais. Antes de adquirir um produto, pense nas implicações disso na natureza.

Moradia

Procure usar com mais eficiência aparelhos como geladeira e lava-roupas. Desligue aparelhos, inclusive da tomada, quando não estiverem sendo utilizados. Reduza o uso do ar condicionado, privilegie iluminação e ventilação naturais e procure utilizar as escadas em vez do elevador. Tente reduzir o uso de água e de energia.

Transporte

O setor de transporte é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. Você pode diversificar suas formas de locomoção, utilizando ônibus, metrô, bicicleta, percorrendo pequenos trechos a pé ou organizando caronas com colegas de trabalho ou da escola/universidade. Fazer a revisão de seu veículo particular também é importante, além de abastecê-lo com combustíveis de fontes renováveis, como álcool. Reuniões de trabalho, muitas vezes, podem ser realizadas via teleconferência, evitando deslocamentos.

Energia

Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes; Prefira lâmpadas fluorescentes compactas para as salas cujo índice de ocupação é maior - são mais eficazes se estiverem acesas durante algumas horas. Embora mais caras, duram mais e gastam um quarto da energia consumida pelas lâmpadas incandescentes. Substituir uma lâmpada tradicional por uma fluorescente evita o consumo de energia equivalente a cerca de um barril de petróleo ou 317 quilogramas de carvão, que produziria 1 tonelada de dióxido de carbono (o maior gás de estufa) e 6 quilogramas de dióxido de enxofre, que contribui para a chuva ácida. As lâmpadas fluorescentes, além disso, duram em média, 13 vezes mais do que uma lâmpada incandescente. São bons motivos para escolher. Você vai evitar que meia tonelada de dióxido de carbono seja expelida para a atmosfera.

Estimule governos e empresas a substituírem a energia negativa (petróleo, nuclear e grandes hidrelétricas) por energia positiva (solar, eólica, pequenas hidrelétricas, biogás).

Apóie e participe de iniciativas e ações contra a destruição de nossas florestas
Compre móveis feitos com madeira certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council)

Encaminhe os cassetes de toner de plático das fotocopiadoras e impressoras a laser, que freqüentemente têm de ser substituídas, para reciclagem ou reuso.

Distribua plantas profusamente pela casa e empresa. Um estudo desenvolvido pela NASA mostra que as plantas conseguem remover 87% dos elementos tóxicos do ambiente de uma casa no espaço de 24 horas. Recomenda-se, pelo menos, uma planta de 1,2 a 1,5 metros por cerca de 10 metros quadrados.

Escolha espécies de plantas que se adaptem bem a quantidade de luz natural disponível no ambiente.

Desligue as luzes e os equipamentos (computadores fotocopiadoras, etc.) quando sair do escritório. Está provado que se dez computadores pessoais forem desligados à noite e durante os fins-de-semana, durante um ano, a energia poupada será equivalente ao preço do computador. Instale sensores de presença que desliguem as luzes sempre que a sala fique vazia.

Pesquise antes de decidir comprar equipamentos para o escritório. Saiba que as impressoras a jato de tinta usam 99% menos energia que as impressoras a laser, durante a impressão, e 87% menos quando inativas; os computadores portáteis consomem 1% da energia de um computador de escritório. Se for possível, opte por esses equipamentos.

Opte por aparelhos de fax que utilizam papel normal e que funcionam como fotocopiadores e impressoras. Calcula-se que um em cada quatro documentos enviados por FAX são posteriormente fotocopiados porque o original tende a perder visibilidade. Desta forma gasta-se não só o papel de FAX (normalmente não reciclável porque é revestido com produtos químicos que são aquecidos para a impressão) mas também o de fotocópia.

Água

Exija da sua prefeitura sistemas eficientes de drenagem urbana, coleta e tratamento de esgotos.

Economize água nas tarefas domésticas, como por exemplo reaproveitando a água da máquina de lavar para lavar as calçadas.

Informe-se sobre as habitações ambientalmente corretas, que aproveitam água da chuva, usam a energia do sol para iluminação e aquecimento, e têm climatização.

Contribua com a recuperação das as áreas verdes de sua cidade, a mata ciliar na beira dos rios e nascentes e as espécies nativas.

Reciclagem

Evite o consumo excessivo e o desperdício.

Evite mercadorias com muita embalagem. Um terço do consumo de papel destina-se a embalagens, muitas das quais têm um período de uso inferior a 30 segundos.

Exerça sua cidadania e cobre providências dos governantes com relação à coleta seletiva e reciclagem

Separe corretamente o lixo para reciclagem, mesmo que não tenha o serviço na sua cidade

Leve sua própria sacola ao fazer compras

Evite impressões desnecessárias. Habitue-se a ler documentos na tela do computador e poupe papel, utilizando o modo de impressão frente e verso e reutilizando o outro lado do papel para tomar notas ou fazer rascunhos.

Fonte: Água Brasil - Pegada Ecológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário